05/03/2012

Vínculos

Vento terno e suave.
Um anjo fixou seu olhar no meu, tocou meu útero, criou um elo que não nos separa. 
Agora eu me sinto protegida.

Laços espontâneos e naturais...
Laços que se constroem...
Laços que se modificam com o passar do tempo...
Laços que libertam e que aprisionam...
Laços eternos...
Sempre laços.

De que natureza compõe o fio, o elo que nos unem às pessoas que amamos? Como é a textura, a resistência e a flexibilidade da trama que estrutura este laço?
Lembrando Exupéry: “O essencial é invisível aos olhos. Só se vê bem com o coração”.

Vínculos fortes e bem estabelecidos nos fazem olhar a vida com confiança em si mesmo e no futuro. A certeza de um amanhã com luz, esperança e segurança. 
A mão que nos ensina os passos e indica os caminhos bons nos desenvolve a crença no valor pessoal.

Vínculos são viscerais. Somos tomados por inteiro, na alegria e no desespero.

Para se viver um grande vínculo, há que se ter coragem. Coragem para se entregar e se humanizar, coragem de ser espontâneo. Tomar consciência do caos interior e se posicionar. Coragem de ser irracional, de perder o controle, de ser ambivalente, de se emocionar, rir e chorar, querer viver e morrer, de sentir dor e prazer – correr riscos.

Estes riscos fazem a vida ter sentido: na vida é imprescindível evoluir com significado interno, ampliar a consciência de nós mesmos. Por isso toda paixão será eternamente valorizada, por que ela indica nossas necessidades afetivas mais profundas.

Há que se ter coragem de nos reconhecermos como seres humanos, com fragilidade, limites e disposição a evoluir. Somente aceitando nossa fragilidade compreenderemos a fragilidade de nosso amado. Isso fortalece o vínculo.

Para construirmos um vínculo resistente e flexível, há que se ter independência, autonomia e consciência de valor, por que é preciso ter respeito à individualidade de cada um, e às vezes nossas expectativas podem ser pesadas demais, e por algum motivo o nosso amado não esteja preparado a evoluir ou não ser forte da maneira como desejamos. Precisamos ter cuidado com o nosso amado.

Para construirmos um vínculo de amor também há que se ter respeito à liberdade. Por que o mundo de cada um é único e às vezes até absoluto. E nosso amado pode escolher partir ou ficar um tempo distante para cuidar de suas necessidades individuais. E às vezes, este silêncio é longo demais e a gente até desconfia da existência do laço. E precisamos respeitá-lo, para o seu bem, para o nosso bem, para nossa evolução. E mesmo distante nós o amamos, e ele continua a nos inspirar.

Pessoas muito especiais passam por nossas vidas e nos sensibilizam profundamente, deixam marcas dentro de nós – transformam o nosso jeito de olhar as coisas. Por isso precisamos aprender a amar sem sofrer, a valorizar cada momento em que estamos juntos, por que estes não voltam jamais. Precisamos aprender a nos gratificarmos com a presença do outro e eternizar este instante. Confiantes de nossa capacidade de usufruir afetivamente.

Estes laços não se rompem jamais, sempre estarão vivos dentro de nós, apesar do tempo, das mudanças, dos ciclos de vida, das escolhas pessoais e por que não dizer da morte.

− Vai, eu me rendo, eu aceito a vida e o modo como as coisas acontecem mesmo sem compreender os porquês.
− Vai, encontra o teu caminho e confia no meu amor.

Distante ou perto fisicamente eu estarei ao seu lado.
Admirando-te...
Contemplando-te...
Conspirando tua alegria...
Ora tentando protegê-lo, ora tentando libertá-lo...
Desejando o teu bem...

12 comentários:

  1. Que mistério é a vida! Hoje, ainda inverno, por onde andava, me chamava atençao uma estrela muito bella e significativa, là bem longe no céu lìmpido e azul. Entao pensava nela e assim foi até o final do dia. Que sentimento terno me trouxe aquela linda estrela! Subjetivo sentimento que emerge do interior, e sua expressao està sempre dando sentido sublime a esta vida humana. Amei, bella Ivana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido... Que esse inverno seja somente externo e que todos os outros sejam aquecidos por bellíssimas inspirações. Tenho a certeza de que vc as tem imensamente dentro de ti. Bju com carinho.

      Excluir
  2. lindo texto.... e como em todos os outros, eu me identifico! É sempre muito bom ler teus textos Ivana, me deixa mais tranquila... Beijos! Silvana Smaniotto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Silvana... Fico feliz por vc ter gostado... Quero me colocar sempre de mãos dadas contigo. Bju no coração...

      Excluir
  3. Dra, A vida como ela é.Como dizia mario quintana:
    Queria ter absoluta certeza de que quando fecho meus olhos e imagino alguem... esse alguem tambem pensa em mim...
    que faço falta quando não estou por perto,
    Queria ter a certeza de que apesar das minhas renuncias e loucuras, alguem me valoriza pelo que sou, não pelo que tenho,
    que me veja como um ser humano completo, que abusa demais dos bons sentimentos que a vida proporciona, que de valor ao que realmente importa que é MEU SENTIMENTO... e que NÃO brinque com ele...!"
    Isso fale para a vida toda, e por mais que saibamos administrar certas situações, sempre ficarão as marcas, é como um livro que arrancamos a pagina, mas sempre saberemos o que estava escrito.
    Parabens dra. muito lindo o texto. bjssss com carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu querido... Concordo plenamente contigo... Muito lindas as suas palavras... Bom seria termos estas certezas...
      Vamos então nos valorizarmos e lidarmos com todas as incertezas do porvir... Obrigada pelo carinho... bju

      Excluir
  4. O amor liberta, o amor fere, o amor mata, o amor salva....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade... Existem várias naturezas de vínculos... Obrigada David. Bju

      Excluir
  5. Oi Ivana!
    Mais um belo texto compartilhado conosco!
    Um beijo,
    Cíntia

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Meus cumprimentos Ivana pelo seu aniversário, que nosso Criador, fonte de nossa origem continue te sustentando brilhante e cheia de luz, agradeço pela sua existência e por um dia ter te conhecido, bjo.

    ResponderExcluir