27/03/2012

Orientação Vocacional


O ser humano é uma especialidade, sendo cada um único e original no jeito de ser e perceber o mundo em que vivemos.

Diante de qualquer objeto ou manifestação da natureza, cada pessoa lhe dá um sentido, um significado, cada um cria um cenário onde a vida se desenvolve.

Ao observarmos uma pequena semente:

- o artista observa seu desenho e sua cor.
- o comerciante avalia a possibilidade de seu faturamento no mercado.
- o biólogo a classifica segundo sua espécie.
- o historiador observa sua origem e os movimentos de expansão.
- o agrônomo observa a possibilidade do florescimento de seu ciclo.

Para tantos outros são infinitas as possibilidades.

Uma essência é um princípio abstrato, sem tempo nem espaço; é a trajetória de uma função; um ciclo determinado a se revelar.

Sementes de girassóis, por exemplo, estão determinadas a crescer com caules eretos, folhas amarrotadas e flores tão exuberantes que nos seduzem pelo tom vibrante de suas pétalas amarelas. Jamais imaginaríamos a natureza e a trajetória de seu ciclo vital observando apenas suas sementes.

Uma pessoa também já nasce com uma essência e, portanto, determinada a ser feliz. Por isso precisamos dar-lhe liberdade de expressão para que seu potencial seja visualizado e revelado ao mundo.

Esta autoconsciência é o senso de direção que nos coloca nos lugares certos, que nos faz sentirmos valorizados pessoalmente, que faz olhar a vida apaixonados e com motivação para nos aventurar e também para se dignifique e justifique todo o trabalho no ciclo da vida.

Mas esta é uma tarefa pessoal: descobrir e construir o próprio caminho. Por que o sentimento é responsabilidade de cada pessoa – dor ou prazer.

No momento em que é hora de tomar decisões quanto ao futuro e as profissões percebemos a necessidade de tomar consciência sobre a natureza do mundo interior da pessoa, isto é, visualizar como um raio-X, o interior da personalidade – seus talentos, habilidades e interesses para que possa se sentir segura. Assim o que está escondido fica iluminado, o latente manifesto, o interior é trazido à superfície; o que há de organizado e confuso se desvenda.

A orientação vocacional é o instrumento pelo qual se faz a luz – através de entrevistas e técnicas projetivas a pessoa consegue visualizar seu jeito de ser e de conceber a vida e com isto naturalmente materializar àquelas realizações que lhe tem significados.

Pessoa autoconsciente produz mais e melhor e acima de tudo é feliz por que encontra identificação e reconhecimento naquilo que produz. O valor de suas realizações é infinitamente melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário