25/10/2011

Tornar-me pessoa

Que eu seja livre na aventura de viver. Perder-me e achar-me além das montanhas azuis. Que a leveza do sorriso de uma criança me oriente, e eu realmente saiba o que importa. Por que parte de mim é o prisioneiro e outra parte o libertino.

Que eu supere a angústia e tenha coragem de expressar meus sentimentos, expondo minhas contradições, parcialidades e indefinições, seja através do silêncio, seja através de meu grito. Assim eu me vejo no espelho. Por que parte de mim é a fera e a outra parte é o anjo.

Que eu tolere meus medos e incertezas. Olhando-os como passos de um aprendizado. E que eu tenha a persistência de construí-lo dia após dia. Por que parte de mim é o homem das cavernas e a outra parte o astronauta.

Que eu viva sem tempo nem espaço, num eterno presente enxergando o essencial. Sem ressentimentos. Sem preocupações. Afastando dos meus sentidos as ilusões, os ideais e os apegos.  Por que parte de mim é o insano e a outra parte o artista.

Que eu encare a dor e o desprazer como pertencentes do ciclo da vida, enxergando o que me falta e, portanto o que me completa. Que eu aceite as perdas como necessárias no processo de evolução. Que eu aceite o sofrimento e saiba lidar com ele. E perceba que seja dor ou desprazer é sempre melhor que a anestesia. Por que parte de mim é Shakespeare e a outra o palhaço.

Que eu olhe o meu semelhante como a mim mesmo: com acolhimento e respeito. E eu me farte de generosidade e compreensão; e que o amor seja sempre inspiração ímpar. Por que parte de mim é o mudo e a outra parte o cantor.

Que minhas criações aflorem como a fluência dos rios: com naturalidade e simplicidade, mas acima de tudo com consciência do poder pessoal. E eu encontre a beleza e a harmonia naquilo que eu faça. Que eu me sinta protegida em todos os campos de minhas manifestações. Por que parte de mim é o Pinóquio e a outra parte é o mágico.

Que eu encontre o equilíbrio entre as polaridades dos personagens interiores. Que eu seja eu mesma: um ser único e original no jeito de ser e sentir. Que eu construa o meu caminho com significados e sentido interno. Que eu me sinta uma especialidade e seja capaz de construir os cenários que me dêem prazer.

Que a cada dia eu saiba me reinventar,
e enxergar a beleza de viver a cada momento.


2 comentários:

  1. O texto faz uma referência da existência humana numa abordagem complexa, completa e veradeiramente vivendo sempre; hora na sombra, hora na luz onde as contradições se apresentam no dia a dia e ao mesmo tempo buscando seus questionamentos na tentativa de conseguir de alguma forma a sobrevivência como um Ser Integral.
    Me identifico e lutarei para ser o mais coerente possível e que com toda a dignidade possa seguir sempre adiante.
    Você, é simplismente uma Luz que nos leva às mais belas reflexões.
    Obrigada por enquanto;
    Beijo nesse lindo coração.

    ResponderExcluir
  2. Querida e Amada Ivana....

    Pego tuas palavras para poder começar a reflexão do ser e existir...
    “Por que parte de mim é o insano e a outra parte o artista”....
    Neste ano fui a Assisi.... e parte de mim teve a coragem de fazer a peregrinação no silêncio entre as oliveiras, andando pela rua vazia na chuva.... a outra parte, refletia, creditava que nada é por acaso....

    Parte de mim perdeu as forças ao entrar na Basílica de Assisi... a outra, se ajoelhou perante a humildade de um ser que nada tinha, mas que muito deixou....

    Uma parte de mim riu, a outra se perdeu por entre o vazio das ruelas medievais....

    Na igreja onde existe um buraco onde Assis foi preso .. parte de mim sentiu a angustia e a falta de ar da solidão e do abandono, a outra parte de mim, .. comeu um doce para comemorar a realização de um sonho...

    Parte de mim acreditava não sonhar, a outra...sonha com a próxima peregrinação entre a solidão e o doce....

    ResponderExcluir